segunda-feira, 17 de novembro de 2008

DANÇA DE SALÃO PARA JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O projeto criado e desenvolvido na EIC APAE contempla o incentivo da prática da Dança de Salão entre jovens com deficiência intelectual,. Esse projeto visa promover integração entre os jovens e os professores, colegas e os próprios familiares que os acompanham nas atividades. Entre os benefícios proporcionados, destacam-se o desenvolvimento da auto-estima, do raciocínio, equilíbrio emocional e psicológico; aspectos físicos e motores que promovem saúde, melhoria da postura, qualidade de vida e consciência corporal. O projeto se estende também aos colaboradores do CEFAP em horário exclusivo.

Com o desenvolvimento da concentração, o jovem com deficiência intelectual torna-se mais disciplinado, tendo maior desenvolvimento em outras áreas, como pintura, música e teatro, ou mesmo na escolha da profissão.
As atividades são ministradas pelo professor de Dança de Salão Adan Lelison. Adan desenvolve também a atividade na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), no clube Os Fantoches, e dá aulas particulares. A fase inicial do projeto esta prevista para durar até o 2º Semestre de 2008, se estendendo a 2009 com outros grupos.
O desenvolvimento da Dança de Salão na EIC APAE contribui para a desmistificação das impossibilidades das pessoas com deficiência intelectual, agregando novos paradigmas de ousar a suas potencialidades.